Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Divulgação de cursos & eventos

Este espaço é reservado ao anúncio de cursos relacionados com a área de Ciência da Informação. O autor deste blog não se responsabiliza pelos cursos anunciados, como o título indica eles são apenas anunciados. Cabe ao interessado averiguar todos os quesitos relacionados ao curso anunciado. O autor deste blog se exime de quaisquer problemas relacionados aos cursos anunciados.

————————————————————-

À pedido do KOHA…

Para quem não conhece, KOHA é um software livre para automação de bibliotecas, portanto, um software análogo a diversos outro pacotes de software para automação de bibliotecas. Veja mais à seguir, um outro detalhe a considerar, é que a notícia, abaixo, encontra-se em português de Portugal, portanto, ao lê-la considere o termo inquérito como sinônimo dos termos levantamento ou pesquisa de opinião:

Nesta Era Informacional, recheada de reformas, não há nada que fique apático à mudança. Em vez de software fechados ao progresso, permutamos para soluções de software open-source. O Koha é o software open-source mais utilizado do mundo para gestão integrada de bibliotecas. De bibliotecas tradicionais caminhamos para bibliotecas digitais, mais próximas dos seus utilizadores, em busca do conhecimento e de uma sociedade livre de iliteracia.

A KEEP SOLUTIONS faz parte da comunidade Koha, onde contribui diariamente para a sua evolução, tornando-o numa solução alternativa e de elevado potencial para a gestão de médias e grandes bibliotecas.

Neste sentido, gostaríamos de ouvir as sugestões dos utilizadores do Koha, recolhendo a sua opinião através do inquérito disponível em http://www.keep.pt/inquerito-koha/

Os resultados deste inquérito, serão apresentados no Workshop dedicado ao Koha, com a designação “Koha – open-source ao serviço das bibliotecas modernas”, a realizar no dia 6 de Junho de 2014 no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) em Lisboa. No qual, gostaríamos desde já, de o/a convidar: http://www.keep.pt/workshop-nacional-sobre-o-koha-formulario-de-inscricao/

 

A Content Mind oferece uma série de oportunidades para atualização, vejam em:

http://www.contentmind.com.br/email/2013/setembro/online/

————————————————————-

No intuito de apresentar o coaching como possibilidade ao profissional da informação, pretende-se abordar nesta WebConferência os conceitos gerais para três grandes áreas: 1) o planejamento de carreira deste profissional; 2) a gestão e liderança de equipes de trabalho e a 3) atuação em Serviços de Referência e Informação
Apresentando o “Coaching” em Unidades de Informação

Qua, 18 de setembro, 2:00 PM


Você vai?
————————————————————

Precisa se capacitar, se manter atualizado, e não tem tempo?

A Content Mind pretende complementar, com a modalidade WebConferência, as opções que já oferece de capacitação e atualização profissional, quais sejam: cursos e oficinas on-line, presenciais, semipresenciais ou personalizados [in company].

Nesta modalidade WebConferência oferecemos oportunidades de interação, em tempo real, com especialistas renomados em suas áreas de atuação, com apenas 1h de duração! O sistema utilizado é o WizIQ.

Muitas WebConferências serão oferecidas gratuitamente, outras mediante o pagamento de uma pequena taxa de participação de R$100,00. Aceitamos todas as formas de pagamento, inclusive cartão de crédito pelo PagSeguro.

Antes de efetuar o pagamento o participante deverá testar sua conexão e equipamento com bastante antecedência. Deverá seguir orientações do site da WebConferência desejada e solicitar ajuda da Content Mind, caso seja necessário.

http://www.contentmind.com.br/cursos-webconferencia/

Novo curso on-line, de 120h, da Content Mind 


 
matriculas abertas a partir de 1 de junho aulas a partir de setembro 
 
“Catalogação: conceitos, práticas, atualidades e tendências” faz um resgate das práticas e instrumentos atuais (o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2r), os Formatos MARC 21 e o controle de autoridade) ao mesmo tempo que apresenta alguns dos tópicos atualmente discutidos internacionalmente na catalogação: os modelos conceituais FRBR e FRAD, o padrão RDA, os padrões de metadados e as ferramentas para a edição de registros e para a captura de dados que auxiliam no trabalho do catalogador.
 
Para prover um entendimento prático e teórico da catalogação e dos padrões de metadados nos ambientes digitais, o curso aborda também a XML, tecnologia que tem servido de base para o intercâmbio de dados na Web.
Suely de Brito Clemente Soares
———————————————————————————-

Cibertecária, Profa./EaD, Palestrante, Consultora OJS/SEER
Mestre em Educação, Ciência e Tecnologia pela FE-UNICAMP
Fones: (0xx19) 9767-1039  –  (0xx19) 
3374-6631
http://www.contentmind.com.br > chat no site
Skype: suelybcs

CONFOA2013_logo_600

4ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto

4ª Chamada de Trabalhos

Submissões até 10 de maio de 2013

A CONFOA 2013 será realizada na Universidade de São Paulo, Brasil, no período de 6 a 9 de outubro de 2013.

Os trabalhos poderão ser submetidos até dia 10 de maio de 2013 nas seguintes modalidades:

a) Comunicações – Deverá ser submetido um resumo informativo de 1 a 2 páginas (aproximadamente 500 a 1.000 palavras), contendo:    objetivos, metodologia, resultados e conclusões. Para tanto, utilize o formulário de submissão de resumo de comunicação, que deverá ser transferido ao Sistema durante o processo de submissão.

b) Posteres – Deverá ser submetido um resumo informativo de 1 página (até 500 palavras), contendo: objetivos, metodologia, resultados e conclusões. Para tanto, utilize o formulário de submissão de resumo de pôster, que deverá ser transferido ao Sistema durante o processo de submissão.

Temas a serem tratados no âmbito da Conferência:

• Políticas públicas de acesso aberto, mandatos em instituições de ensino, de pesquisa e desenvolvimento e em agências inanciadoras de ciência
• Softwares abertos, protocolos de interoperabilidade entre repositórios e outros sistemas de informação de apoio à atividade científica e acadêmica
• Repositórios de publicações e dados científicos, revistas científicas e outros
• Impacto do acesso aberto na comunidade científica e nos rankings tradicionais e alternativos
• Acesso aberto para uma ciência e uma pesquisa aberta
• Auto-arquivamento e envolvimento da comunidade científica na construção de repositórios
• Direitos de autor;

Serão aceitos trabalhos em português, espanhol ou inglês, desde que abordem temáticas relevantes para o contexto luso-brasileiro.

Os resumos submetidos e aprovados deverão ser complementados pelo arquivo do texto completo (no caso de comunicações) até ao dia 30 de agosto e pelo arquivo digital do pôster até o dia 30 de setembro.

A 4ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto é promovida pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo e conta com o apoio da UMinho – Universidade do Minho e FCCN – Fundação para o Desenvolvimento da Computação Científica Nacional , ambos de Portugal, e do IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasil.

As inscrições e submissões são gratuitas pelo site http://sibi.usp.br/confoa2013

——————————-

APCIS/RJ em evidência: CURSO SOBRE LIDERANÇA

Agora em abril, vamos ter um curso de liderança, que vai ser dado por Rafael Guzmán na APCIS/RJ.

Rafael Guzmán discutirá se há sentido no debate Liderança versus Autonomia.  Além disto, apresentará várias técnicas, como aconselhamento, estabelecimento de exemplo, representação da equipe, resolução de problemas, avaliação. Faça download do folheto com os dados completos :  http://www.apcisrj.org/pdf/lideranca2013.pdf

O curso, promovido pela APCIS/RJ, tem apoio da UERJ. “

——————————————————————

Criando Repositórios Digitais com Dspace

A Content Mind divulga o seu curso presencial dedicado ao DSPACE, Criando Repositórios Digitais com Dspace, que será realizado no próximo dia 06 de abril em São Paulo, veja maiores detalhes no link: http://www.contentmind.com.br/

Veja mais cursos promovidos pela Content Mind.

A Content Mind divulga 4 cursos de interesse de editores científicos
2 são presenciais e 2 são on-line. Confira, inscreva-se e compartilhe!
Cursos presenciais > 
OJS/SEER: software livre para gestão e publicação
de periódicos científicos na web
Profa. MSc. Suely de Brito Clemente Soares, Content Mind
São Paulo, 25/agosto (sábado) – Av. Paulista 807, Estação Brigadeiro do Metrô
Conteúdo Programático
1 FUNÇÕES EDITORIAIS
1.1 Editor-gerente
1.1.1 Configurações e ferramentas
1.1.1.1 Como formatar um formulário de avaliação
1.1.1.2 Como utilizar o assistente de marcação de citações
1.1.2 Usuários e papéis
1.2 Editor(es)
1.3 Avaliador
1.4 Autor
2. FLUXO EDITORIAL
2.1 Fluxo da Submissão
2.2 Fluxo da Avaliação
2.3 Fluxo da Edição
2.4 Fluxo da Publicação
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Fontes para indexação de periódicos científicos
Prof. Dr. Gildenir Carolino Santos, UNICAMP
São Paulo, 20/outubro (sábado) – Av. Paulista 807, Estação Brigadeiro do Metrô
Conteúdo Programático
1 Definições
1.1 Tipos de instrumentos (base de dados, diretórios, portais)
1.2 Critérios para indexação de periódicos de diversas áreas
1.3 Instituições nacionais e internacionais gestoras de indexadores
2 Indexadores nacionais e operacionalização dos formulários
2.1 Bases de dados, diretórios e portais especializados
2.1.2 Bases de dados, diretórios e portais temáticos multidisciplinares
3 Indexadores internacionais e operacionalização dos formulários
3.1 Bases de dados, diretórios e portais temáticos especializados
3.2 Bases de dados, diretórios e portais temáticos multidisciplinares
Cursos on-line > matrículas abertas em fluxo contínuo, sem formação de turma
cursos de 30h/aula > senha válida por 45 dias corridos > Ambiente Moodle
aceitamos empenho e depósito bancário – boleto e cartão de crédito pelo PagSeguro
Oficina on-line sobre atribuição de DOI 
a periódicos científicos em OJS/SEER
Profa. MSc.Claudiane Weber
Conteúdo Programático
1 O QUE É O DOI (Digital Object Identifier)
1.1 Onde é aplicado?
1.2 Quem usa?
2 COMO OBTER O DOI
2.1 Associação em Agência de Registro
2.2 Custos
3 ATRIBUINDO O DOI NO PERIÓDICO PUBLICADO EM SEER/OJS
3.1 Criação da Sintaxe: prefixo e sufixo
3.2 Inserção do DOI dentro da edição
3.3 Exportação do XML
4 ENVIO DE METADADOS PARA AGÊNCIA DE REGISTRO
4.1 Web-Deposit
4.2 Envio do XML
5 ATRIBUINDO O DOI EM LIVROS (e-Books e impressos)
5.1 Criação da Sintaxe: prefixo e sufixo
5.2 Inserção do DOI dentro da edição
5.3 Envio dos metadados para Agência de Registro
6 ATRIBUINDO O DOI PARA ANAIS DE CONGRESSOS E OUTRAS PUBLICAÇÕES
6.1 Criação da Sintaxe: prefixo e sufixo
6.2 Inserção do DOI dentro da edição
6.3 Envio dos metadados para Agência de Registro
>>>>>>>>>>>>
OJS/SEER Oficina modular na web 
para editoração eletrônica de publicações periódicas
Profa. MSc. Suely de Brito Clemente Soares, Content Mind
Conteúdo Programático
1 Periódicos eletrônicos de acesso aberto: conceitos fundamentais Apresentação do TecEdu (ambiente EaD) e do OJS/SEER
1.1 Acesso aberto à informação científica
1.2 Apresentação do OJS/SEER
1.3 Funções editoriais no sistema OJS/SEER Módulo
2 Editor gerente e a configuração do Periódico
2.1 Editor-gerente: configurações e ferramentas
2.1.1 Problemas & Soluções 2.2 Editor-gerente: usuários e papéis
2.2.1 Problemas & Soluções Módulo
3 Editor(es) e o fluxo editorial dos originais: da submissão à publicação
3.1 Editor: submissões e edições
3.1.1 Problemas & Soluções
3.2 Fluxo da Submissão
3.2.1 Problemas & Soluções
3.3 Fluxo da Avaliação
3.3.1 Problemas & Soluções
3.4 Fluxo da Edição
3.4.1 Problemas & Soluções
3.5 Fluxo da Publicação
3.5.1 Problemas & Soluções Módulo
4 Autor(es) e a redação dos originais
4.1 Redação para impressão versus redação para a web 2.0
4.2 Periódicos 2.0 Módulo
5 Avaliador(es): critérios para avaliação e normas editoriais
5.1 Critérios de avaliação: como formatar seu formulário
5.2 Normas editoriais para periódicos em OJS/SEER Módulo
6 Diretórios e Indexadores
6.1 Resumo dos conceitos fundamentais. Sugestões de diretórios e indexadores
6.1.1 Problemas & Soluções Módulo
7  Sistemas de avaliação de Periódicos: Qualis, Fator de Impacto (JCR), Scimago, Índice-h e outros
7.1 Resumo dos conceitos fundamentais
7.2 Análise comparativa de periódicos brasileiros bem sucedidos Módulo
8 Implementação do DOI
8.1 DOI: primeiros passos
8.1.1 Problemas & Soluções
8.2 Metodologia para implementação
8.2.1 Problemas & Soluções
8.3 Exportação dos metadados
8.3.1 Problemas & Soluções Módulo
9 Revisão da normalização de originais
9.1 Importância da revisão. O bibliotecário como revisor. Dicas
9.1.1 Problemas & Soluções Módulo
10 Atualizações de versões do OJS/SEER

10.1 Políticas, competências e importância da(s) atualização(ões)

 

Suely de Brito Clemente Soares

Cibertecária, Profa./EaD, Palestrante, Consultora OJS/SEER
Mestre em Educação, Ciência e Tecnologia pela FE-UNICAMP
Fones: (0xx19) 9767-1039  –  (0xx19) 3024-0562 

EaD: http://www.contentmind.com.br – http://www.febab.org.br
Skype: suelybcs

24 Comentários »

  1. A Content Mind Capacitação Profissional apóia o curso:
    TAXONOMIAS: DO PLANEJAMENTO À IMPLANTAÇÃO
    Turma Presencial com um micro por aluno!
    Instrutor: Geraldo Souza
    > em Brasília – 20/27 de agosto 2011 (2 sábados)
    Local: Via Appia Informática. Sia Sul Qd. 4C Lote 56 – Edifício Sia Center I – Salas 201/205.
    > em São Paulo – 02/03 de setembro de 2011 (sexta- feira e sábado)
    Local: Avenida Paulista, 1159 – 16o. andar – Estação Trianon do metrô
    Conheça o site e faça a sua inscrição: http://www.experienciasemantica.com

    Comentário por Suely de Brito Clemente Soares | julho 10, 2011 | Resposta

    • Oi Suely, já está lá na página divulgação de cursos. Abraços Kura

      Comentário por Helio Kuramoto | julho 11, 2011 | Resposta

  2. Curso Empreendedorismo para Profissionais da Informação
    **Aprenda a trabalhar como consultor**
    **Como abrir uma empresa para prestar serviços**
    **Como identificar clientes e mercado**
    **Quanto e como cobrar por serviços de informação**

    Ementa:
    1. Empreendedorismo
    1.1 Características do Empreendedor
    1.2 Etapas do processo empreendedor
    2. Perfil do profissional
    2.1 Levantamento do perfil
    2.2 Capacidades técnicas
    3. Mercado alvo
    3.1 Definição de mercado
    3.2 Definição de produtos e serviços
    3.3 Definição de preços e honorários
    4. Abrir uma empresa X Profissional autônomo
    4.1 Formas de contratação do profissional liberal
    4.2 Legislação sobre abertura de empresas
    4.3 Custos para abrir uma empresa
    4.4 Custos fixos e variáveis
    4.5 Trabalho autônomo: vantagens/desvantagens
    5. Plano de negócios
    5.1 Análise do Setor
    5.2 Plano estratégico
    5.3 Plano operacional

    Curso com 8 horas e certificado.

    Turmas Abertas

    Brasilia 23/07
    Belo Horizonte 26/08

    Porto Alegre (Agosto – local e data a serem confirmados)
    Rio de Janeiro (Agosto – local e data a serem confirmados)

    Atenciosamente,

    Nelson Oliveira da Silva – CRB 10/854
    http://www.nelsonoliveiradasilva.com.br

    Twitter: http://www.twitter.com/nelsoneco

    cel. (51) 8178-4511

    Comentário por Nelson Silva | julho 11, 2011 | Resposta

  3. DIVULGO O BLOG DO PAINEL BIBLIOTECONOMIA EM SANTA CATARINA 2011

    http://paineldebiblioteconomia2011.wordpress.com/about/

    E APROVEITO PARA DIVULGAR O EDITAL ABAIXO:

    Edital para Chamada de Trabalhos para Apresentação

    Apresentação
    Discutir e refletir sobre a comunicação e produção científica envolvem várias questões como a interação entre sociedade e universidade. Os fatores que influenciam a produção científica, a pesquisa dentro da universidade, o acesso à informação e aos documentos eletrônicos por meio de processos eletrônicos como portais, bases de dados, periódicos, repositórios, GED, arquivos abertos, entre outros, não diminui com o advento das novas tecnologias. Ao contrário, ela cresce exponencialmente. Sendo assim, o papel tradicional da Biblioteconomia sempre foi de reunir, processar e difundir o conteúdo informacional dos documentos.
    É com base nesse debate e respaldada por todas as indagações que envolvem a atuação e a formação dos profissionais da informação em plena era da Sociedade da Informação que a Associação Catarinense de Bibliotecários discute na 30ª edição do Painel Biblioteconomia em Santa Catarina a temática central: “A Comunicação Científica e os profissionais da Informação: a produção científica e a educação continuada”.

    1 Envio dos trabalhos para a Comissão Científica:
    1.1 Inscrição:
    Poderão inscrever trabalhos técnicos-científicos e/ou relatos de experiências na forma de comunicação oral de profissionais, pesquisadores, docentes e alunos de graduação e pós-graduação da área de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia e áreas afins.
    1.2 Submissão:
    Os trabalhos deverão ser submetidos exclusivamente pela plataforma online da Revista ACB, pelo endereço:

    http://www.acbsc.org.br/revista/about/submissions#onlineSubmissions

    Durante o início do processo de submissão do trabalho, deve-se escolher a
    seção “30º Painel Biblioteconomia em SC“, para que o mesmo seja
    avaliado para o Painel.

    1.3 Calendário:
    Prazo para envio dos trabalhos: 15 de junho a 30 de agosto de 2011.
    Período de avaliação pela comissão científica: 01 de julho a 25 de setembro de 2011
    Divulgação da lista dos trabalhos aprovados para apresentação no Painel: 01 de outubro de 2011
    Prazo para inscrição no Painel pelas pessoas que apresentarão trabalhos: 05 de outubro de 2011
    1. 4 Área temática:
    PRODUÇÃO CIENTÍFICA: compreendendo as redes de comunicação enquanto veículo de informação compartilhada de forma democrática, sem canais reservados. Inserem-se no contexto globalizado das tecnologias de comunicação e informação e resultam na criação de um novo espaço que privilegia a cultura de participação e cidadania, sendo palco da criação de novos valores, pensamentos e atitudes.
    Sub-áreas: As sub-áreas de interesse no evento referem-se ao papel do profissional da informação quanto pesquisador (produtor), disseminador de informações e conhecimento em diversos meios de comunicação.
    Instrumentos e Ferramentas de Avaliação da Comunicação Científica: Bibliometria, Cientometria, Sistema de Avaliação da CAPES, dente outros.
    Tendências para periódicos e revistas de divulgação científica.
    Bases teóricas para estruturação de artigos científicos.
    O papel dos bancos de dados eletrônicos na produção do conhecimento.
    Implantação e impactos dos portais e repositórios na produção do conhecimento
    Web 2.0 e 3.0: tendências para periódicos e revistas de divulgação científica.
    Atuação dos profissionais da informação na produção, armazenamento e difusão da produção científica.
    Utilização de fontes informais e redes sociais na comunicação científica.
    2 Normas para submissão e avaliação de trabalhos técnico-científicos e relatos de experiências
    2.1 Normas de submissão:Verificar normas para apresentação de trabalhos na Revista da ACB pelo endereço: http://www.acbsc.org.br/revista/about/submissions2.2 Normas de Avaliação e divulgação dos trabalhos
    Os trabalhos técnico-científicos e de relatos de experiência serão submetidos a um processo de seleção e avaliação por docentes e pesquisadores que compõem a Comissão Científica de Avaliação da
    Revista ACB.
    Essa comissão decidirá sobre sua aceitação segundo os critérios de pertinência, qualidade e forma de apresentação seguindo critérios estabelecidos pela Comissão Editorial da Revista da ACB.
    No caso de inadequação do texto aos critérios propostos, o trabalho será recusado ou encaminhado para reformulação.
    Serão aceitos mais de um trabalho por autor. O autor que for apresentar o
    trabalho selecionado deverá confirmar sua participação obrigatoriamente por meio de inscrição no Painel, conforme prazo estabelecido no item 1.3 deste edital.
    O aceite ou não dos trabalhos será notificado individualmente aos autores por correio eletrônico. A relação de trabalhos aceitos será divulgada no site do evento. Os trabalhos aceitos serão encaminhados automaticamente para a Revista ACB para avaliação, e se aceitos, serão publicados na revista.
    2.3 Sessão de comunicação oral
    O Comissão Científica encarregar-se-á de organizar as mesas para apresentação, reunindo trabalhos de temas correlatos. Cada mesa contará com coordenador. O tempo para exposição de comunicação oral será de 15 minutos e 5 minutos para debate.
    Todas as salas de apresentação de comunicação oral estarão equipadas com microcomputador PC com Windows XP, Office e Acrobat Reader, mais projetor multimídia (datashow). Se necessitar de algum equipamento não mencionado, favor informar pelo e-mail secretaria@acbsc.org.br.
    Dúvidas sobre o edital, favor contactar a Comissão Organizadora secretaria@acbsc.org.br.

    Comentário por Daniela Spudeit | julho 11, 2011 | Resposta

    • Prezada Daniela,

      infelizmente não pude publicar toda a extensão do material que vc enviou, é muito longo e tive que resumir, mas acho que não houve perda de informação por mantive os links.
      Grato por divulgar.

      Atenciosamente.
      Helio Kuramoto

      Comentário por Helio Kuramoto | julho 11, 2011 | Resposta

  4. CURSO DE FÉRIAS
    Formação para auxiliares e estagiários de Bibliotecas

    Objetivo:
    Capacitar os estudantes de Biblioteconomia e profissionais de outras áreas para atuar como auxiliares de bibliotecas.

    Ministrante:
    Daniela F. A. Oliveira Spudeit
    Formada em Biblioteconomia e Pedagogia.
    Especialista em Gestão de Bibliotecas e Mestre em Ciência da Informação.

    Data: 15 de julho (6ª feira 18h às 22h) e 16 de julho (sábado 8h às 12h)

    Local: Auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina – Centro/Florianópolis/SC

    Conteúdo programático:
    Conceitos essenciais sobre Bibliotecas e unidades de informação
    Funções, tipologia, classificação e seções da biblioteca
    Noções de preservação e conservação dos livros
    Organização e tratamento da informação
    Serviço de referência e fontes de informação
    Relações interpessoais na biblioteca

    Investimento:

    R$50,00 para não associados ACB.
    § R$25,00 para associados ACB.

    ACB – ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE BIBLIOTECÁRIOS
    Avenida Josué Di Bernardi, 239 – Ed. Jowi – Sala 302 – Campinas
    São José – SC – CEP – 88101-200 – Tel: (48) 3035-4871 (13h às 17h)
    Site: http://www.acbsc.org.br | E-mail: secretaria@acbsc.org.br

    Comentário por Daniela Spudeit | julho 11, 2011 | Resposta

  5. Ola como faço para te enviar um arquivo sobre um Curso de GestãoDdocumental que acontecerá em Fpolis de 01 a 02/09/2011.

    obrigada

    Comentário por Patricia Farias | julho 11, 2011 | Resposta

    • Prezada Patrícia,

      pode enviar para o meu email, ou aqui mesmo pelos comentários que eu copio e o incorporo na página. Peço por gentileza, informar o curso no seguinte padrão:

      Título do Curso
      Instrutor
      Data
      Local
      Custo de inscrição
      Ementa
      URL da empresa ou curso (link)

      Grato.’
      Helio Kuramoto

      Comentário por Helio Kuramoto | julho 11, 2011 | Resposta

  6. Título do Curso Evento GED/ECM/EIM 2011: Florianópolis/SC
    Instrutor Sonia Stropa
    Data 01 e 02/09/2011
    Local Auditorio Fecomercio – Rua Felipe Schmidt, 795 Centro Florianopolis / SC
    Custo de inscrição: datas limites com desconto – consultar site http://www.kappelconsultoria.com.br
    Ementa Curso em Florianopolis sobre Gestão Documental; Apresentação de cases de grandes empresas; Documentos digitais, entre outros interessantíssimos, ver site.
    URL da empresa ou curso (link) http://www.kappelconsultoria.com.br

    Comentário por Todeska | julho 12, 2011 | Resposta

  7. WORKSHOP: APRENDENDO A FALAR EM PÚBLICO
    Data: 10 de Setembro de 2011 – Sábado
    Turma A: 08:15 às 13:15
    Turma B: 14:00 às 19:00

    Já imaginou como a vida poderia ser mais agradável se você pudesse se expressar em qualquer ambiente de maneira confiante, desembaraçado e sem medo? Sim, é possível falar com segurança e sem receio de que as pessoas possam censurá-lo ou criticá-lo.
    Aprenda neste Workshop com 05 horas de duração, técnicas para falar em público, fazer apresentações de trabalhos e como se comportar em entrevistas de emprego.
    Local: Valinhos/SP
    Valor: R$80,00.
    VAGAS LIMITADAS!! GARANTA JÁ A SUA!!
    Informações e inscrições:
    Dra.Rita de Oliveira Souza – CRP 59.106-9
    (19) 9725-7176 / (19) 3829-4609

    http://www.wix.com/ritaolle/rita2

    rita_psicologa@yahoo.com.br

    Comentário por engenhariamp@bol.com.br | agosto 2, 2011 | Resposta

  8. Photoshop Elementar para Fotógrafos (INTENSIVO)
    Data:17 e 18 de Setembro de 2011
    Prof. Rogério Laham
    Informações pelo telefone (44) 3026-2460 ou no email: curso@portaldafotografia.com.br
    Estúdio LaArte Maringá-Pr

    Comentário por Estúdio LaArte | agosto 29, 2011 | Resposta

  9. Iluminação c/ Flash Dedicado em Externa e Eventos
    Data: 25 e 26 de Setembro
    Prof. Rogério Laham
    Informações pelo telefone (44) 3026-2460 ou no email: curso@portaldafotografia.com.br
    Estúdio LaArte Maringá-Pr

    Comentário por Estúdio LaArte | agosto 29, 2011 | Resposta

    • Prezado Rogério,

      obrigado pelo envio do seu comentário. Entretanto, considerando o fato de o seu curso não se relacionar diretamente ao processo de gestão da informação científica, não posso divulgá-lo no blog.

      Cordiais saudações.
      Helio Kuramoto

      Comentário por Helio Kuramoto | agosto 29, 2011 | Resposta

      • Ok. Poderia me mostrar algum que se relacione. Estou a procura.
        Obrigada

        Carolina, Estúdio LaArte.
        contato: carol@portaldafotografia.com.br

        Comentário por Estúdio LaArte | agosto 30, 2011

      • Olá Carolina,

        infelizmente não conheço nenhum site que faça esse tipo de divulgação. Se eu vier a descobrir, eu te envio uma mensagem indicando.

        Cordiais saudações.
        Helio Kuramoto

        Comentário por Helio Kuramoto | agosto 31, 2011

  10. CURSOS ONLINE COM CERTIFICADO EM TODAS AREAS PROFISSIONALIZANTES ACESSE:http://www.buzzero.com/autores/lorena-souza

    Comentário por LORENA ALMEIDA BATISTA DE SOUZA | dezembro 14, 2011 | Resposta

  11. Prezada Priscila,

    O tema dos cursos que vc colocou para divulgação não nada a ver com o tema central do blog. Por isto, os anúncios não foram incluídos na divulgação de cursos. Tenho seguido a política de só divulgar cursos que são aderentes à área de atuação do Blog: a Ciência da Informação.

    Obrigado pela compreensão.

    Cordiais saudações.
    Helio Kuramoto

    Comentário por Helio Kuramoto | janeiro 13, 2012 | Resposta

  12. Boa tarde!

    TREINAMENTO EM FLORIANÓPOLIS:

    CURSO: Programa de Formação de Consultores Comerciais em TI
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Objetivo

    Contribuir na formação de novos consultores comerciais para atuarem na venda de produtos e serviços de TI ou em áreas de apoio e relacionamento com clientes que exijam habilidades de negociação e relacionamento.

    Público Alvo

    • Profissionais em formação nas áreas de vendas, marketing, gerenciamento de projetos, suporte e outras áreas de atendimento e relacionamento com clientes.
    • Profissionais com formação em cursos de Tecnologia da Informação que necessitam aprender técnicas básicas de vendas

    A quem não se destina:
    Este programa não é recomendado a profissionais que possuam mais de cinco anos de atuação na área de vendas.

    Metodologia

    Encontros dinâmicos, com aulas expositivas, dialogadas, análise de cases e atividades práticas em grupo ou individuais. Apresentação de projeto ao final do curso para avaliação.

    Investimento

    O valor do curso é R$ 550,00
    Datas

    Março
    Dias 16, 17, 30 e 31/03.
    Sextas das 18h às 22h
    Sábado das 8h às 14h
    Carga horária: 20 horas

    Abril
    Dias 13, 14, 27 e 28/04.
    Sextas das 18h às 22h
    Sábado das 8h às 14h
    Carga horária: 20 horas

    mais informações: treinamento@i3.org.br
    http://www.i3.org.br
    FLORIANÓPOLIS/SC

    Mariany Pereira

    Comentário por Mariany I3 | fevereiro 28, 2012 | Resposta

  13. Boa Tarde!

    TREINAMENTO EM FLORIANÓPOLIS
    I3 – INSTITUTO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO

    CURSO – Fundamentos em qualidade e teste do software

    Carga Horária: 16 horas

    Preço: R$ 600,00

    Data: 16 e 17 de março de 2012.

    Objetivos: Apresentar todo o conteúdo de formação de um profissional da área de testes, desde fundamentos de qualidade e teste de software, as fases de um ciclo de teste de software, além da explanação de técnicas de teste e o uso de uma ferramenta open source de gestão de defeitos.

    Assuntos abordados:
    Parte 1: Qualidade de software:
    • Por que investir em qualidade de software?
    • O que é qualidade?
    • O custo da qualidade
    • Garantia e controle da qualidade
    • Requisitos funcionais e não funcionais
    • Fatores de qualidade (ISO/IEC 9126)
    • Validação e Verificação
    • Revisão por pares

    Parte 2: Introdução ao teste de software:
    • O que é teste de software?
    • Tipos de teste de software
    • Testes estáticos e dinâmicos
    • Testes progressivos e regressivos
    • Testes positivos e negativos
    • Retorno de investimentos em testes (ROI)?
    • Níveis de teste

    Parte 3: Técnicas de teste de software:
    • O que são técnicas de teste de software?
    • Teste funcional (caixa preta)
    • Particionamento de Equivalência/Análise de Valor Limítrofe
    • Tabela de Decisão/Decomposição de caso de uso
    • Teste Estrutural (Caixa Branca)
    • Teste de Caminho/Condição/Laços

    Parte 4: Planejamento e execução dos testes:
    • Introdução ao planejamento de testes
    • Estratégia de testes
    • Documentação de testes (IEEE Std. 829-1998)
    • Plano de testes
    • Processo de teste de software
    • Ambiente de testes
    • Casos de testes
    • Execução dos testes e métricas de acompanhamento
    • Introdução ao TestLink

    Parte 5: Gestão de defeitos:
    • Nomenclatura (IEEE 610.12-1990)
    • Processo de gestão de defeitos
    • Ciclo de vida de um defeito
    • Severidade X Prioridade
    • Diretrizes para o relato de defeitos
    • Métricas de monitoramento e controle
    • Introdução ao Bugzilla

    MAIS INFORMAÇÕES:

    treinamentos@i3.org.br
    http://www.i3.org.br

    INSCRIÇÕES ABERTAS!!!!

    Atenciosamente,

    Mariany Pereira

    Comentário por Mariany I3 | fevereiro 28, 2012 | Resposta

    • Olá Mariany,

      já atualizei a nossa página de divulgação de cursos e eventos, visite-a no Blogo do Kuramoto. Peço, por gentileza, enviar os pedidos de inclusão de divulgação de cursos e eventos diretamente para o meu email: alokura2010@gmail.com para maior agilidade na atualização da referida página.

      Grato.
      Helio Kuramoto

      Comentário por Helio Kuramoto | março 1, 2012 | Resposta

  14. [...] Divulgação de cursos & eventos [...]

    Pingback por Eventos em CI « Blog do Kuramoto | abril 5, 2013 | Resposta

  15. [...] Divulgação de cursos & eventos [...]

    Pingback por Terceira oportunidade para submeter trabalhos ao CONFOA 2013 « Blog do Kuramoto | abril 24, 2013 | Resposta

  16. […] Divulgação de cursos & eventos […]

    Pingback por Notícias referentes à cursos e eventos neste blog « Blog do Kuramoto | maio 15, 2014 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 958 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: